Diversidade feminina no Audiovisual no RioMarket

Globo Filmes e Telecine se reuniram para debater a necessidade de promover mais inclusão feminina no audiovisual brasileiro


No final do segundo dia do RioMarket 23, ocorreu um painel sobre diversidade feminina no audiovisual apresentado por duas mediadoras do Telecine, Bruna Scot e Renata Boldrini, trazendo as participantes Simone Oliveira, head da Globo Filmes, Carolina Rapp, gerente de conteúdo da Globo Filmes, Laís Bodanzky, sócia da Buriti Filmes, e Sabrina Fidalgo, CEO da Fidalgo Produções. 

Sabrina Fidalgo comentou sobre a necessidade de retratar a diversidade brasileira nos conteúdos audiovisuais. Enquanto homens brancos, cis e hetéros estão majoritariamente nas posições de poder criando conteúdos, muitos preconceitos acabam sendo transmitidos para o público e, consequentemente, reproduzidos pela sociedade. Laís Bodanzky complementou que o audiovisual brasileiro precisa dar conta dos vários pontos de vista existentes. Com o intuito de combater e superar a desigualdade de gênero, Sabrina defendeu a importância de pensar formas de aceleração de carreira para mulheres.

Simone Oliveira afirmou que, atualmente, a Globo Filmes é majoritariamente composta por mulheres, o que é uma grande conquista. Laís opinou que essa transformação na estrutura da equipe propicia uma tranquilidade para realizar coproduções. No Festival do Rio desse ano, a Globo Filmes traz muito mais filmes dirigidos por mulheres do que por homens, havendo onze diretoras envolvidas nos longa-metragens. A perspectiva é de que esse progresso continue acontecendo e as mulheres ocupem cada vez mais espaço no audiovisual brasileiro.